quinta-feira, março 11, 2010



Que me venha esse homem
..
Que me venha esse homem
depois de alguma chuva
que me prenda de tarde
em sua teia de veludo
que me fira com os olhos
e me penetre em tudo.
Que me venha esse homem
de músculos exatos
com um desejo agreste 

com um cheiro de mato
que me prenda de noite
em sua rede de braços
que me perca em seus fios
de algas e sargaços.
Que me venha com força
com gosto de desbravar
que me faça de mata
pra percorrer devagar
que me faça de rio
pra se deixar naufragar.
Que me salve esse homem
com sua febre de fogo
que me prenda no espaço
de seu passo mais louco.
Bruna Lombardi.

Semana da Mulher
...
Li, há pouco, esse texto da Bruna Lombardi e me surpreendi (adoro este tipo de surpresa!). É bom ver uma linda mulher ser tb inteligente além de sensível...
Na semana da Mulher, quis escrever sobre como me sinto feliz em ser mulher em 2010. Listar o que já conquistamos, sobretudo depois dos anos 60 com os movimentos feministas, seria clichê demais. Todo mundo sabe. Mas não posso me esquecer de que ser mulher, mesmo no século XXI, ainda não é fácil pra todas. As mais humildes, certamente, ainda se veem em situações medievais de se casarem como único destino a cumprir. Ou tantas matnêm casamentos de  fachada, porque não sabem como sobreviver fora do abrigo "santo" do matrimônio. Tantas privações devem viver que não seria errôneo se a confudíssemos com alguma dos séculos a. C.
Na verdade, isso ficou mais claro hoje, quando vi as meninas, do "Saia justa", refletirem sobre essa questão de ser mulher hoje.
Ademais, dentre nossas conquistas, a do conhecimento é a libertadora! Visualizei muito isso hoje vendo o filme "O nome da rosa". Li o romance ano passado, mas ver o filme foi enriquecedor (sempre o é!). O livro mostra bem o monopólio do conhecimento por parte da Igreja católica que deteinha  textos, valiosos longe da massa, a fim de que o povo não tivesse outro entendimento de leitura senão o da Bíblia (quanta alienação desencadeando séculos de atraso...). Se mesmo os homens não podiam acessar aos textos, imagine a mulher que era vista como um ser inferior, ruim, diabólico, que apenas servia para gerar filhos e orientar os "perfeitos" homens ao abismo dos pecados carnais... Aiii! como odeio essas teorias. Imaginar que até Rousseau compartilhava desse pensamento. Mas, quem sabe um dia, encontre ele e mais alguns machistas no Céu, no Limbo, ou no inferno, só para eu lhes dizer umas verdades... (hihi).
Enfim... a todas nós mulheres: meus parabéns! A uma especial... minha mainha: quase um touro de tão forte; quase uma palhaça de tão bem humorada! Quase uma menina de tão doce...
That's all.
Mi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário