segunda-feira, abril 11, 2016



Choca-te?

Há anos a realidade de meninas e jovens em países muçulmanos tem sido esta vista na imagem. Choca-te. Choca-me. Choca-nos. Pois tirar de alguém o direito de viajar nos tapetes mágicos dos livros é cruel, é inadmissível. 

Temos alunos surdos-mudos e sempre reflito sobre a sua condição silenciosa, limitada. Como qualquer pessoa que ouve e fala normalmente, entre os surdos-mudos há uma certa hierarquia cognitiva (por motivos diversos [falta de oportunidades ou mesmo de interesse]). Alguns conseguem aprender a ler bem, outros jamais conseguem sequer expressar nada além de suas necessidades básicas. Infelizmente, seus mundos serão menores, encurtados, emparedados como em labirintos. Porque através da leitura seus universos interiores seriam bem menos silenciosos do que nos parece.

Poder ler, escrever, entender o que é dito em sua língua abre cortinas, janelas, portas que jamais serão fechadas. Ninguém pode arrancar de nós a reflexão garantida pela leitura de uma boa narrativa, por sua história envolvente. Mas tratar mulheres como deficientes mutila, desconfigura seus sonhos e acaba, de vez, com as chances de horizontes mais ampliados. 

Minimizar a capacidade delas de pensar e ver que há mais chão do que o árido onde pisam deixam sequelas e feridas que não serão curadas até que alguém acerte, com uma bala de prata (último recurso para acabar infalivelmente com o mal) bem no seio de sociedades machistas que nada somam, que nada de bom acrescentam ao mundo e à humanidade com seus hábitos excludentes. Cruéis.

Bom que moramos em país livre deste problema. Ao menos desse...
Mi*

Nenhum comentário:

Postar um comentário