quinta-feira, dezembro 17, 2009

E o vento levou...
..
Na infância, me lembro bem, assisti várias vezes ao filme daquela personagem marcante Kate Scarlett O'Hara, do filme (compridérrimo) "E o vento levou". Não compreendia nada sobre o período histórico ou mesmo sobre os motivos da família O'Hara ter ficado pobre. Mas sentimentos de tristeza, perda e solidão parecem conseguir atravessar as barreiras da falta de amadurecimento do espectador, pq penetraram em meu coraçãozinho e, acredito, tb nos das minhas tias, ainda muito jovenzinhas quando víamos. Hoje, do cimo da minha epopeia particular de 29 anos, revi as cenas da fazenda Tara no Europe Chanel. Foi ótimo poder estar diante de uma obra assim com um olhar mais maturado. Pude aprender sobre a Guerra Civil Americana... A luta deles entre si: povo do Norte (com toda sua revolução industrial) e povo do Sul (atrasado neste aspecto, mas muito rico e dono de vastas terras, ainda servindo-se de escravos). O Norte querendo se impor ao Sul, e se impôs mesmo. O Sul ficou d.e.v.a.s.t.a.d.o! A família O'Hara representou bem isso. O filme se passa em 1861 a 1865. Nessa época o Texas já havia sido "arrematado" pelos EUA, já que antes pertencia ao México. Enfim... mas minha vontade mesmo era escrever sobre essa genuína satisfação em poder ter acesso a esse filme agora com mais idade. Isso me deixou profundamente feliz, porque me deparei não apenas com um "novo" filme, mas, em certa medida, com uma nova versão de mim. E é sempre bom identificar algo de positivo em nós mesmos.
Mi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário