quinta-feira, agosto 06, 2009


Elogio ao silêncio

Às vezes o silêncio se transforma
em esfera transparente.
Imobiliza-se
Fica sendo
É uma espécie de gerúndio
É como cápsula que se contém:
Fica sendo o não ver
Fica sendo o não estar
É o caminho até nossa solidão.
.
Sérgio Fingermann, um pintor-escritor de quem conheci a obra em Curitiba, no Outuno de 2009.

África com poucos casos de gripe suína
...
Desde meados do mês de maio (acho) fomos acometidos pelas notícias de um novo vírus da gripe surgido no centro-oeste dos EUA, que rapidamente vem se espalhando pelo globo. Nada de gripe aviária que foi isolada pela primeira vez em humanos em 1997. Agora é a gripe suína. Entre os grupos de risco, as gestantes parecem ser o principal alvo. Agradeço à vida, ao menos, por duas amigas que tiveram seus bebês antes desta nova "praga de gafanhotos" chegar a nós. O curioso é que pouco se tem falado de gripe suína na África. Será que é devido às poucas condições econômicas para se comprar remédios? Muito estranha esta gripe que está se tornando epidêmica, logo após a crise dos EUA, iniciada em outubro (ou novembro) de 2008.
...
Arma química? Busca por sobrevivênica mediante a venda de medicamentos? Vários pensamentos se passam em nossas cabeças. Tenho ouvido estas suposições, mas também.... até que ponto isso não é neura? A história do nosso planeta é repleta de epidemias, vide escorbuto, tuberculose e tantas outras. Houve uma época em que a rubeola foi quase uma epidemia. Daqui a uns anos, talvez, vamos olhar para este 2009 como um ano de tristes fatalidades em que ínumeras crianças nasceram sem suas mães ou morreram com elas. Será mais ou menos como no ano de de 1995, sobre o qual pesquisas apontam que muitos bebês nasceram autistas decorrentes de mães que contraíram a rubeola.
.
É difícil saber o que pensar. Por todo o país, o calendário escolar foi alterado, a fim de que a proximidade com o calor da Primavera afaste o vírus surgido no outono/ inverno. Se bem que... nosso Outono é a Primavera no emisfério sul. E volto a ficar assim... sem saber o que pensar.
Mi*

Nenhum comentário:

Postar um comentário