domingo, maio 31, 2009


Meu momento Sophia de Mello Breyner Andresen
...
Amiúde, quando penso na ideia de sermos da terra e para ela voltarmos, lembro-me da poesia de Sophia bem como na de João de Barros. Em seus textos, geralmente, vemos o Eu-lírico fundir-se com a natureza, seja em paisagens de praia (mar/ areia/ vento), seja nos bichinhos aos quais Barros se refere... É uma teoria interessante esta de que nós nos espalharemos de volta à terra, e, por isso, são desnecessárias as cinzas dos crematórios...
Estudei os poemas da portuguesinha querida em 2007 (Nossa! E como voa o tempo!). Hoje, senti saudades dela, como volta e meia sinto, e me vejo recorrendo às prateleiras em busca de livros, ou em arquivos no computador...
Saudades de me sentir areia, vento, mar... de respirar estas palavras tão sábias e doces que, infelizmente, não vieram de mim. Lamento, como uma mãe adotiva... que lamenta não serem suas as filhas mais queridas. Embora agradeça à vida por alguém ter inventado tais poemas-filhos-adotivos para viveram dentro de mim...
...
As fontes
...
Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser vivo e total,
À agitação do mundo irreal,
E calma subirei até às fontes.
Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora,
E na face incompleta do amor.
Irei beber a luz e o amanhecer
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa,
E nela cumprirei todo o meu ser.
..

Sophia de M. B. Andresen.

************

Em todos os jardins
...
Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.
..Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.
..Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.
.
Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens.
...
Sophia de Mello Breyner Andresen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário