domingo, maio 03, 2009

Terra: planeta água!...


"Talvez eu ainda goste de ti, mas não vale a pena. Talvez ainda gostes de mim, mas não vale a pena. Não valer a pena, acho eu, é o pior de tudo. As pessoas podem amar e sofrer muito por isso, mas valer a pena. Essas devem conservar o amor que têm, mesmo tendo de continuar a sofrer mais. O nosso caso é diferente. Tivemos uma ligação como muitas, que acaba como merece".
José Saramago, In: Manual.
***
...
Acabei de reler este excerto no livro do Saramago.
Já tive de ler este livro tantas milhões de vezes...
Sempre acabo me esbarrando com este momento textual
em que Adelina se afasta do então perturbado H.
Senti vontade de postar...
Só isso. Nada além.
Mi*



"Desço até à água, mergulho nela as mãos, e não as reconheço.
Vêm-me da memória outras mãos mergulhadas noutro rio.
As minhas mãos de há trinta anos, o rio antigo de águas que já se perderam no mar. Vejo passar o tempo. Tem a cor da água e vai carregado de detritos, de pétalas arrancadas de flores, de um toque vagaroso de sinos.
Então uma ave cor de fogo passa como um relâmpago.
O sino cala-se. E eu sacudo as mãos molhadas de tempo,
levando-as até aos olhos - as minhas mãos de hoje, com que prendo a vida e a verdade desta hora".
...
José Saramago, In: Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário