sexta-feira, abril 03, 2015




Num domingo ensolarado desses tão comuns no nordeste do Brasil, surge a lembrança daquele trechinho de O manual de pintura e caligrafia. É bom nos reencontrar com os trechos de livros que lemos e nos identificar com eles, nos ver neles, sentir como se tivessem sido escritos por nossos corações.

Saramago continua presente mesmo após sua partida, vivo em suas letras, mesmo que estejamos distantes do mundo literário. 

Mas faz bem perder aquela visão pessimista de achar o mundo péssimo, como ele diria. ada um coleciona alguns motivos micros ou macros para ter seu mundo recolorido. No caso, Yasmin reavivou tudo. Reanimou o que estava esmaecido, provou que Deus existe... e que olha por nós sempre.  E nada é mais péssimo, nada é mais tão marxista, não há mais verdades absolutas. Só uma estado de graça, uma alegria por praticar um "play God" que faz qualquer pessoa reviver em um filho, no seu sorriso enfim.

"Há momentos assim na vida: 
descobre-se inesperadamente que a perfeição existe, 
que é também ela uma pequena esfera que viaja no tempo, 
vazia, transparente, luminosa, 
e que às vezes (raras vezes) vem na nossa direção, 
rodeia-nos por breves instantes e 
continua para outras paragens e outras gentes. 
A mim me parecia, no entanto, 
que esta esfera se não desprendera 
e que eu viajava dentro dela".
Saramago.

Essa florzinha de Primavera me faz sentir dentro dessa esfera transparente e luminosa, ensinando a amar e ver a vida da forma correta. 

***
                                                     Saudade


De ler.
De viajar.
De viver com o mar.
De ter o Rio como amigo.
Das personagens daquele cenário...
Das idas à biblioteca do Gragoatá
e do pôr de sol estonteante
da Baía de Guanabara.
Mas troco tudo de que sinto saudade,
para olhar, debaixo do meu ombro,
esse sorriso tão inocente,
Doce, justo, sincero,
todos os dias da minha vida.
by Mi pra Min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário