quarta-feira, dezembro 21, 2011


AREIA DOURADA

Tudo é permitido
quando se carrega no bolso
um punhado de areia dourada:
o encontro de peixes e pássaros.

Na ciranda da vida
passe adiante o anel,
a chama das palavras
e dance ao som da Via Láctea.

A Terra gira no céu,
somos todos bailarinos.
Roseana Murray.

***
Sobre a poetisa

Neste ano, tive a doce alegria de conhecer os poemas de uma autora maravilhosa (mesmo!) chamada Roseana Murray. E o engraçado... descobri, em leituras casuais, ser ela esposa de um jornalista que entrevistou Saramago. Usei muuuito "O amor possível" do Juan Arias durante as feituras dos meus textos nas Pós e mestrado. Puxa, como usei. Como me pediram essa referência. Aquela minha orientadora da UERJ moradora do Leblon que me passou, em 2005.

Enfim...
Esbarrei-me com seus versos num livro didático, da editora Moderna. Aquele poema lindo "Bom dia", em especial, e as suas receitas (de olhar, por exemplo) me encantaram. Suas metáforas e conotações derretem qualquer coração endurecido e o enche de amor. Conotações tão cheia de denotações sábias e muito, mas muito doces.

Pôxa vida, a Roseana me deixou mesmo meio lírica hoje.
E, sendo sincera, estou me achando até "fofa" demais com esses comentários e com a escolha dos vocábulos usados (já que não gosto de parecer fofa ou mimosa). Não gosto por alguns motivos: como achar primitivo e pueril demais já aos 30 parecer fofa. Sei lá... Forçação de barra? Ou mulher guarda sempre uma menininha dentro de si?
Não gosto tb pq gestos fofos e mimosos me remetem a gestos falsos de quem quer demais agradar e, no entanto, sempre acaba magoando alguém, metendo os pés pelas mãos, pq isso faz parte (infelizmente) da natureza humana.

Então, já que somos todos como aquele escorpiãozinho da piada, que sempre acaba machucando as pessoas, acho mais sincero e digno não parecermos tão meigos e fofos, já que somos altamente suscetíveis a erros, desditas e a provocar dissabores em corações alheios. Ainda que não queiramos magoamos, SIM! (Odeio gente fofa! Alegre e participativa demais. Tenho medo e me arrepio até). Aprecio os sérios e de cara para poucos amigos. As miss simpatias me lembrarm vendedoras de roupas ou políticos! Ai, sei lá... Tha's me.

Masss, quis postar aqui... A Roseana é especial. Demais. Desde que defendi minhas ideias sobre Saramago no dia crucial da minha defesa (agosto/ 2009), nunca mais havia sentido vontade de pesquisar a obra de ninguém. É sério. Gostei muito do africano Mia Couto (Nossa! Terra Sonâmbula é uma coisaaa de bom), mas essa autora (feminina, então, adoro pq é meu universo em particular) derreteu meu coração, me fez uma companhia tão, mas tão boa e serena hoje sobretudo (pq estou precisando tanto de cia. lírica e amável) que me fez voltar a escrever, a "saborear" bem devagar metáforas e conotações, alinhavando seus poemas ás minhas experiências num processo de identificação daqueles bem sinceros que tecemos na vida.
Vontade de escrever. É isso. Deu-me, sim. A chama das palavras está acesa, enfim.
Mi- farol silitário*

Nenhum comentário:

Postar um comentário