terça-feira, junho 15, 2010



Brasil, Brasil, Brasil!

Já que é tempo de Copa do Mundo, senti-me impelida a falar sobre o assunto. Afinal, posso falar o que penso (Ô coisa boa!). Então, eis o que acho disso tudo: "That's a bullshit!". Não gosto mesmo!
Brasileira que não curte futebol? Pois é... Pode parecer rabugice (meu lado saramaguiano de ser). Mas é que sempre penso naquela frase ouvida desde pequena: "Primeiro os deveres, depois a diversão". Acho que há muitos países (na África sobretudo) precisando de investimentos e de sistemas de ensino mais modernos, isso sem tocar no assunto da Saúde, já que, a cada dez africanos, quatro têm AIDS e de fomee, então??? Nem falo para não dar eco ao que todos já sabem de cor e salteado...




Portanto, será que ninguém vê que este mega evento esportivo é um mascaramento, porque o maior intuito é fazer a roda do capitalismo continuar a girar?? Os campos de futebol são rodeados de referências a marcas famosas e os jogadores (vários brasileiros) defendem outros países, porque, no fundo, são produtos, peças de jogo (peças no jogo) que visam ao seu próprio sucesso.
Não sou hipócrita. Reconheço o quanto adoro fazer compras, variar os acessórios. Adoro cachecois (eu procuro fazer os meus qdo posso), shampoos, perfumes etc. Dou minha contribuição para o capitalismo permanecer existindo. Aliás, acho que nós mulheres somos as que mais alimentamos isso, vide lojas femininas que são maiores em número do que as masculinas. O fato é que sempre vejo nestas copas do mundo a diversão se sobrepor aos deveres. Definitivamente, SaramaRgo tem razão. Nós vivemos a época em que os homo sapiens (por vezes, pouco "sapiens") desempenham mais seus papeis de clientes em detrimento do seu papel de cidadão. Este, sim, deveria ser mais atuante. De qualquer forma, não sou espírito de porco e, naturalmente, meu coração brasileiro torce para que o bom futebol ganhe e melhor será se este for o dos brasileiros.
Massss, continuo achando ridículo as pessoas passarem o ano inteiro arredias aos jogos e, qdo chega a Copa, ficam todas num frenezi que não consigo entender... Enfim.




Cansaço


Cansei das palavras repetidas
Dos carinhos esporádicos e mais presentes
em vozes silenciadas ou em toques falantes
em volume máximo.
Estou farta dos olhares reticentes!
Cansei da confonice de enfeitar o que,
por si só, deveria ter todas as cores
do arco-íris.
Cansei de viver com o vidro
embaçado, de tocar a superfície
da água sem poder mergulhar.
Deixo aqui meu suspiro
de muitos anos de cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário