domingo, maio 24, 2009

...
"De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.".
.....
Sophia De Mello Breyner Andresen.
...


Marion Zimmer Bredly


O fim
...
Já vai fazer uma semana que acabei de ler "As brumas".
Já disse que foi uma experiência deliciosa, mas não disse do vazio no coração quando a leitura chegou ao fim de verdade. Vazio mesmo.
Não sei dizer, até agora, se Morgana morre no final ou se ela volta realmente para a Ilha.
Senti-me muito triste em vê-la plantando as flores de Avalon no túmulo da Senhora do Lago. "Vendo" seu jeito de observar as meninas do convento, e como se pareciam com as donzelas de Avalon. Ali, percebi que Deus é de fato o mesmo, sempre. As pessoas que mudam a forma de vê-lo, de apreendê-lo. É Verdade!...
Ela percebeu a madre, tão generosa, parecer com Viviane, enquanto o som do sino tomava o lugar das harpas dos bardos Merlins...
Reconheceu, por fim, que nada poderia fazer mesmo diante das mudanças peculiares à realidade.
Ela acabou se tornando tão fanática pelo paganismo quanto os padres que odiava... Só no fim percebeu que a deusidade se disfarça com vários nomes e rostos. Disfarça? Não... se apresenta de acordo com os corações e identificações de cada povo, preenchendo as lacunas de determinado tempo. Respondendo, a seu modo, às perguntas de uma época. A Virgem Maria era a nova face da Deusa que ela tanto adorava. A Mãe-Terra, fértil e generosa.

...
Não nego. Já morro de saudades destes personagens com os quais convivi durante um mês, no outono de 2009, quando estou à beira dos meus 29 anos.
Foi um presente que dei a mim poder realizar esta leitura...
Decerto, um dia, voltarei a visitar este livro. Àquelas páginas em que Morgana se perde na floresta, no reino das fadas onde o tempo não passa. Voltar aos momentos textuais em que vive o Amor, vendo-o, em seguida, ir embora de uma forma ou de outra.
Acho que a lição que posso tirar enquanto leitora é mesmo a de que "Todos os deuses são um só", como repetiu demasiadas vezes os Merlins e Viviane, os mais sábios da história. É como se a história do livro estivesse impregnada em mim. Levando-me a pensar que nunca mais serei exatamente a mesma depois de ter vivido, indiretamente (claro!), toda a magia que os personagens viveram.

Mi*
...
"Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação,
da doação e do amor incondicional.
Ser mãe é encarnar a divindade na Terra".

Um comentário:

  1. Estou lendo... E é incrível como nos envolvemos com essa história. Tanto que estava a minha disposição a coleção... Mas resolvi comprar! Para 'ter para mim'! Para voltar as Brumas sempre que sentisse saudades. Ainda não terminei, estou iniciando 'O Gamo-Rei'... Mas fico triste só em pensar que daqui a pouco... Não terei mais a minha admirada Morgana. Melhor nem pensar nisso agora!!!

    ResponderExcluir