quinta-feira, junho 10, 2010


V- The visitors


A TV a cabo está cheia de seriados chatos, vazios enlatados americanos querendo nos "ensinar" seu "American way of life". Mas o "V", inicialmente, parece trazer uma boa reflexão. Pelo menos, instigar a... Tantas vezes, fico de um lado a outro pelos canais, procurando algo pra ver. Tantas opções e, tantas vezes, nada interessante.
Fizeram intensas chamadas do seriado e até cedi, vendo os primeiros episódios. No entanto, perdi a paciência, pq logo tudo vira muito exibicionismo tecnológico. Mas penso que a ideia central é boa. É bem ruim pensar em invasores extraterrestres sacudinho o mundo dos homens, querendo impor sua cultura em nome de uma falsa paz, prometendo curas para doenças e, detalhe!, tudo para sempre: "We are of peace. Always", eis o jargão.
Na série, logo surgem os subversivos. Serão dizimados como foram os índios do Brasil quando da chegada dos invasores portugueses? Poucas pessoas pensam no quanto os europeus depredaram as américas em nome do Deus cristão, guerras "santas" (Diria Renato Russo "Não existe guerra santa. Isso é uma contradição de termos"). Enfim!... Há quem pense vendo a série "Já pensou ET's aqui, impondo seu jeito de viver a nós?". Mas foi exatamente isso que fizeram os brancos aos nativos destas terras então futuramente latinas?? Sim, pq a América do Norte, claro, não foi colônia de exploração, mas de povoação mesmo. Vide os EUA serem o "Quinto Império". Imaginar em telespectadores pensativos, receosos de iminente ataques extraterrenos só me faz vir à cebeça aquele ditado popular (Sábios ditados populares!): "Pimenta nos olhos dos outros é refresco". Prefiro adotar a crença da minha amiga do antigo cursinho de inglês, Mariza amiga dos ET's: "Eles são bonzinhos". Não sei se existem como ela jurava ver em suas viagens ao MS, mas se viessem... bem que seria bom pra os europeus provarem um pouco do próprio veneno.
Mi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário