segunda-feira, março 09, 2009

Seres de papel

Ontem estava arrumando meus livros nas prateleiras, e, abrindo alguns,
reli dedicatórias que me deixaram os amigos... Sem querer, quando abri o perfil do Orkut tb me chamaram a atençãoos testimonials postados. Pensei sobre aquelas palavras, ditas, escritas, sentidas no instante da escrita. Cada vez, me certifico do quanto me é fecundo estudar literatura... Tornamo-nos íntimos das letras e, sobretudo, mais próximos de compreender os seres de linguagem, seres de papel, ou sujeito literário, como o chamo. O fato é que, no ato da escrita, um novo ser surge ali.
Já não somos nós exatamente (cartesianamente falando).
Abrimos espaço, quase incosciente, a uma figura que nasce durante a escrita e que, por vezes, escreve coisas que pouco têm a ver com a intenção inicial de quando começamos a escrever.
Um ser que se deixa arrastar pelo "ludismo verbal" (Saramago) e, nasce nas palavras, ganha o nome que lhe quisermos dar... Inspiração, intenção em ato, mas sempre seres novos... Deixando-nos pegadas de que, algum dia, viveram para nós, só por nós.
O Eu se apaga, acendendo a luz da escrita. Só ela se projeta e se insinua!
As palavras lidas nas dedicatórias me fizeram pensar que, talvez, aquele ser de papel
que as escreveu tenha existido apenas ali, naquele momento da caligrafia, quando os contornos das letras se desenhavam e se manifestavam em minha direção.
E que importa se não vivem mais exatamente como foram? Eles existiram, isso basta.
Pousei um beijinho invisível nas palavras dos meus amigos e amigas.
Tb eu já escrevi diversas dedicatórias, em livros e em correspondências.
Os sentimentos que me orientaram enquanto escrevia, talvez tenham me deixado, como um pássaro que pousa no galho da árvore, fica ali por instantes (durante a escrita) e depois parte levando a Inspiração para outros lugares, outras partes de nós, outras gentes... E talvez ele esteja voando aqui entre meus dedos, enquanto escrevo sobre estas lembranças, enquanto tento refazer os caminhos percorridos por aquelas letras.
M.*i.*c.*h.*e.*l.*l.*e.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário