quarta-feira, abril 23, 2008

A Walk to remember...
(nada a ver com o lindo filme)
...
Enquanto caminhava e pensava sobre a última conversa com minha orientadora, me ocorreu a lembrança daquela passagem de "O pequeno príncipe", em que é levantada a questão de um símbolo ganhar diferentes significados e graus de valor para nós. Numa palavra, podemos ver que outros não vêem... Uma letra pode nos remeter a lembranças só nossas, secretas!...
É que, para cada um de nós,
existe uma perspectiva, um ângulo a partir do qual vemos a vida. A verdade sobre o que algo significa para nós parece ser só nossa. Mas pode ser de outro alguém também. É aí onde mora a idéia de identificação com o próximo. Porque a verdade é escorregadia, deslizante...
Ela pode estar conosco e transitar
por outros ângulos, por outras gentes... dependendo da versão que criamos. Não há, talvez, verdades inabaláveis, absolutas... Ela é uma viajante... Sobre a a verdade que tenho a seu respeito, decerto, esta divido com vários corações... És A estrela fixa.  Peguei palavras emprestadas do principezinho...  Deixo-as aqui para nós.
...
...
"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas.
Para uns, que viajam, as estrelas são guias.
Para outros, elas não passam d pequenas luzes.
Para outros, os sábios, são problemas.
Para o meu negociante, eram ouro.
Mas todas essas estrelas se calam.
Tu porém, terás estrelas como ninguém...
Quero dizer: quando olhares o céu de noite,
(porque habitarei uma delas e estarei rindo),
então será como se todas as estrelas te rissem!
E tu terás estrelas que sabem sorrir!
Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido.
Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá).
Terás vontade de rir comigo.
E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto...
e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu.
Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
...
...
O pequeno príncipe*

Nenhum comentário:

Postar um comentário